quinta-feira, 14 de julho de 2011

Rede Cineclubes nos Terreiros promove sessão infanto-juvenil na ACIYOMI.

Numa ação da rede de cineclubes nos terreiros da zona metropolitana de Belém, o cineclube da ACIYOMI promoveu uma exibição de filmes infanto-juvenis para as crianças do bairro da Terra-firme.
Pode ser sincero dizer que foram três ou quatro sessões seguidas, e talvez essa situação tenha sido por se tratar de um bairro de Belém que é um dos mais desprovidos de equipamentos culturais. Apesar de ser também o bairro que abriga duas universidades públicas na cidade, a ausência de oferta de opções artísticas e culturais para essa população pode ser um dos motivos dos convidados chegarem aos poucos.... Aliás, talvez seja verdadeiro afirmar que a sessão só lotou mesmo após iniciar a exibição do primeiro filme, foi quando se espalhou a notícia de que o que acontecia naquele momento na Associação Afro-religiosa do Ilê Axé Yaba Omi – ACIYOMI – era mesmo uma sessão de cinema.
As crianças foram chegando arrumadinhas e trazidas pelos pais ou parentes, e quando o espaço terminou a projeção do segundo filme e iniciou a roda de conversa, a maioria disse que não tinha assistido todos os filmes, e foi então que em decisão coletiva iniciou uma segunda sessão, uma reprise para que todos pudessem assistir aos filmes programados. E aí os comentários aconteciam simultaneamente ao desenrolar do enredo na tela.
Ao fim do programa, algumas crianças da platéia pediram para exibir um DVD que haviam trazido, era uma cópia de procedência duvidosa de uma animação estrangeira que imediatamente ocupou a tela de projeção. Porém em um certo momento o leitor de DVD acusou um erro desconhecido que impediu que o filme fosse exibido até seu final.
Nesse momento retommou-se a conversa sobre os filmes, puxando pela memória de tudo o que havia sido assitido na sessão. Foi quando a platéia e a comunidade do terreiro puderam debater as narrativas apresentadas, mediadas pela identificação e pelo gosto de situações retratadas, além de paralelos que foram traçados com o cotidiano do lugar onde vivem.
A conversa tomava os rumos do que havia sido pensado enquanto proposta editorial para aquela sessão, e então veio a indagação: 'vocês querem que essa iniciativa se repita e que volte a apresentar filmes brasileiros na ACIYOMI?' E para a surpresa geral a resposta foi:”Não! Não queremos filmes brasileiros, queremos desenho animado!”, ou seja, desenhos animados estrangeiros como aquele que havia sido levado pela platéia.
Mãe Nalva d'Oxum aproveitou a resposta para lembrar que havia sido apresentada uma animação, e que era uma animação brasileria, e foi quando o Táta Kafungeji (Rodrigo Barros), do Cineclube ti Bamburucema e coordenador do GT de Comunidades Tradicionais da PARACINE, “puxou da cartola” o DVD “Onda na pororoca”, de Cássio Tavernard, e disse que além de desenhos animados brasileiros, tinham desenhos animados paraenses.
E aí começou tudo de novo.... Mais uma sessão para assistir a “Onda na pororoca”, e comentar o filme pelo viés da identidade cultural regional e pelas lendas amazônicas...
Ao final foi só alegria, e o acordo conjunto entre comunidade e platéia para a continuidades cineclubistas para crianças naquele terreiro.

A Rede de Cineclubes em Terreiros da zona metropolitana de Belém é uma articulação criada por poroposição do GT de Comunidades Tradicionais de Terreiros da Federação Paraense de Cineclubes - PARACINE, em parceria com a Diretoria Regional Norte do Conselho Nancional de Cineclubes - CNC. Fazem parte da Rede de Cineclubes nos Terreiros: Cineclube Nangetu, Cineclube ti Bamburucema, Cineclube ACIYOMI, Cineclube ACAOÃ, Cineclube MarEstrela (AFAIA), Cineclube Estrela Guia Aldeia de Tupynambá.




Nenhum comentário:

Postar um comentário