sábado, 16 de julho de 2011

Rede de Cineclubes nos Terreiros se amplia a cada dia.

Cineclube Maristrela já faz parte da Rede de Cineclube nos Terreiros.

Na terça-feira, dia 12 de julho, aconteceu a roda de conversa cineclubista na Associação de Filhos e Amigos do Ilê Axé Omi Ofa Kare - AFAIA, que deu prosseguimento à formação de um circuito de cineclube em terreiros da zona metropolitana de Belém que atuem em rede. Na ocasião, Arthur Leandro (Táta Kinamboji), coordenador do GT de Comunidades Tradicionais de Terreiros da PARACINE e diretor reginal norte do Conselho Nacional de Cineclube s Brasileiros - CNC, e apresentou a proposta de formação de rede de cineclubes nos terreiros elaborada pelas organizações cineclubistas, convidando o Cineclube MarEstrela a tomar parte dessa rede.
Babá Edson Catendê lhe apresentou a equipe do Cineclube Maristrela, formada por Maria Lúcia da Conceição, Janildo da Costa Silva, Rubens Aragão, Jane Gama e Adilio Ferreira, e acrescentou o currículo audiovisual da AFAIA, que jea realizou cinco documentários dentro dos projetos desenvolvidos pela associação, e informou que o Cineclube funciona regularmente desde novembro de 2010, que já enviou a ficha de filiação ao CNC e que aguarda nova campanha de filiação na PARACINE para poder participar do movimento cineclubista estadual.
MarEstrela é uma homenagem para Maristela Albuquerque, militante do CEDENPA falecida em 2009, cuja lembrança a AFAIA quer manter viva no cotidiano do associação, escolhendo o cineclube para lembrar seu nome.
A conversa tomou rumos de elaboração de estratégias de coloboração mútua para que a atuação em rede possa de fato fortalecer as atividades cineclubistas desenvolvidas pelas comunidades tradicionais de terreiros, e até incentivar outras comunidades a tomarem a iniciativa para implantar novos cineclubes que atendam as necessidades da população de terreiros onde se preservam tradições religiosas de matrizes afro-brasileiras.
Para dar continuidade para essas estratégias, ficou acertado que na próxima segunda-feira, dia 18 de julho, serea realizada uma sessão com o filme OJÚ ONÀ, de Clementino Junior. A sessão no Cineclube MarEstrela vai anteceder a Assembléia Geral de eleição e posse da nova diretoria da AFAIA, e a proposta é que a partir do filme se possa criar um debate sobre a potência dos cineclubes nas lutas sociais das comunidades de terreiros.

A Rede de Cineclubes em Terreiros da zona metropolitana de Belém é uma articulação criada por poroposição do GT de Comunidades Tradicionais de Terreiros da Federação Paraense de Cineclubes - PARACINE, em parceria com a Diretoria Regional Norte do Conselho Nancional de Cineclubes - CNC. Fazem parte da Rede de Cineclubes nos Terreiros: Cineclube Nangetu, Cineclube ti Bamburucema, Cineclube ACIYOMI, Cineclube ACAOÃ, Cineclube MarEstrela (AFAIA), Cineclube Estrela Guia Aldeia de Tupynambá.


Táta Kinamboji com o Conselho Editorial do Cineclube da AFAIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário