terça-feira, 20 de setembro de 2011

Ativistas cineclubistas rodam documentário de Cosme e Damião


Com tantas datas para comemorar no país inteiro, a tradição de Cosme e Damião adquiriu, em Belém do Pará, uma dimensão simbólica marcante, segundo a qual a própria comunidade tomou as rédeas de seu processo histórico-mítico para conduzir os destinos/desígnios de seu inconsciente coletivo, coisificado nas suas manifestações culturais.
Assim sendo, a tradicional procissão de São Cosme e Damião que ocorre há cerca de vinte e cinco anos – sempre no dia 27 de setembro - pelas ruas dos bairros do Jurunas e da Cidade Velha vai ser transformada em documentário audiovisual numa cena coordenada por um coletivo de ativistas associados e solidários do CINECLUBE AMAZONAS DOURO e da REDE APARELHO.
A ação, que fortalece a retomada de atividades do Cineclube Estrela Guia, que funciona no Terreiro de tradição afro-religiosa de mesmo nome, tem o apoio da PARACINE – Federação Paraense de Cineclubes, e CNC – Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros, e, claro, da Escola de Samba Deixa Falar, presidida pelo sacerdote do Terreiro Estrela Guia, Esmael Tavares.
O grêmio recreativo cultural e carnavalesco DEIXA FALAR, foi fundado em 23 de Abril de 1992 na Rua Cesário Alvim, 391-A, Bairro da Cidade Velha em Belém do Pará. Suas cores são azul e branca, seu símbolo é o papagaio. Já o Terreiro Estrela Guia nasceu em 20 de janeiro de 1966 pelas mãos da Senhora Maurícia Primo de Sousa, Mãe Santa, para cultuar Rei Sebastião e Don João Rei de Mina.

Sincretismo – Toda essa mistura só tem sentido num país sincrético, portanto, afirmar as mais diversas religiões de matrizes africanas é mais que um desafio. Muito da nossa afro-religiosidade também sustenta a tradição cristã. Assim sendo, São Cosme e São Damião – que são cultuados pelo catolicismo – são sincretizados com os Ibeji São Crispin e Crispiniamo. Os Ibeji são chamados de Erê e, também, de Curumi. Também chamados "crianças", a falange de Ibejí é composta de meninos e meninas de todas as raças e idades.
De acordo com a UNI-AFRO, em geral, as cores que os representam são o azul e o rosa, geralmente conjugados com o branco. Além de protegerem as crianças, Cosme e Damião são também considerados padroeiros dos médicos e farmacêuticos. Assim sendo, variam as datas de comemoração destes santos/entidades: dia 26 de setembro (Igreja Católica); dia 27 de setembro (cultos afro-brasileiros; e 25 de outubro (Terreiros de Umbanda).

Documentário e Cineclube – O Cineclube Estrela Guia nasceu em parceria com o Cineclube Amazonas Douro, em 2009, tendo realizado algumas sessões não periódicas, mas sempre com objetivo de agregar a comunidade e com esta discutir questões que lhe são de interesse. Com a definição do enredo da DEIXA FALAR para o carnaval 2012 (MARUJADA, É BRAGANTINA, É PARAENSE, É BRASILEIRA - carnavalesco Eduardo Wagner), e dos conseqüentes processos de pré-estruturação e de preparação para o desfile do carnaval, a comunidade achou por bem retoma as projeções cineclubistas, mas desta vez com enfoque na formação dos quadros cineclubistas para que estes também se tornem cine-ativistas.

Cinema e tecnologia do possível - Assim sendo, ficou decidido a urgência de pelo menos dois minicursos com foco no conceito e obtenção de fotografias além do conceito e práticas de montagens a partir de equipamentos e softwares de fácil manipulação, sob a responsabilidade voluntariosa dos cineclubistas Arthur Leandro (CNC) e Francisco Weyl (PARACINE). Os dois, aliás, entram em campo neste domingo, em oficina que vai delinear diretrizes para o documentário de SÃO COSME E SÃO DAMIÃO, realizado de forma coletiva por cineclubistas do ESTRTELA GUIA/DEIXA FALAR. O minicurso intensivo acontece das 8 ás 14hs deste domingo, 24 de setembro, na DEIXA FALAR. E o documentário, dia 27, a partir das 7hs da manhã, nas ruas do Jurunas e da Cidade Velha.

Contatos: DEIXA FALAR (http://gresdeixafalar.blogspot.com/),

©
FRANCISCO WEYL
Carpinteiro de poesia e cangaceiro de cinema





Nenhum comentário:

Postar um comentário