quinta-feira, 8 de setembro de 2011

SOLIDARIEDADE AO CINECLUBE BOCA DA MATA

Nota de Repúdio
A direção do Cineclube Boca da Mata vem por meio desta nota, repudiar publicamente a atitude ditatorial do atual presidente da Câmara Municipal de Redenção, vereador João Lucio,  que proibiu que nosso cineclube continuasse a exibir semanalmente filmes de qualidade, culturais, gratuitamente  para a juventude de Redenção como fazemos dede o ano passado, utilizando o plenário da Câmara Municipal. E não bastando isto, sua atitude  covarde de fazer a comunicação seu ato ignóbil atrás de recado, se recusando a emitir uma comunicação oficial, para que possamos justificar perante ao Ministério da Cultura o motivo da paralisação de nossas atividades.

Histórico do programa:  O programa Cine Mais Cultura, mantido pelo Ministério da Cultura, é um programa que abrange mais de 1000 entidades nos 27 estados da federação, muitos deles exibindo filmes nas Câmaras Municipais de seus municípios, auditórios de sindicatos e outras entidades.,

Histórico do Cineclube:  Conhecedores das carências do município, da falta de opção de lazer e cultura para a juventude, um grupo de professores criou um cineclube que ficou denominado Cineclube Boca da Mata (que foi o primeiro nome de Redenção, antes de virar cidade). Inscrevemos o cineclube no edital Cine Mais Cultura do Ministério da Cultura, fizemos um bom projeto  e fomos contemplados. Recebemos do governo federal todos os equipamentos para exibição, mais o acervo de filmes, mas nenhum dinheiro. As condições para tocar o projeto é a parceria com o poder público, e outras entidades. O apoio que recebemos foi suficiente para funcionar: A Secretaria Municipal de Educação cede o transporte para buscar os estudantes das escolas públicas em dias de sessão, e a Câmara de Vereadores cede o local para as exibições. No mais, temos sempre o apoio do SINTEP e de voluntários, pois a atividade não tem fins lucrativos.

Um breve balanço de nossas atividades:
- 23 sessôes cinematográficas, com um público aproximado de 1.500 pessoas
- Vídeo Índio Brasil, nove dias de filmes de temática indígena (programação nacional)
- Dia Internacional da Animação – Filmes de animação (programação nacional)
- Diversas sessões direcionadas aos estudantes das escolas públicas do  município, e aos jovens  assistidos pelos programas Projovem .

A Reedição da censura no município de Redenção – No dia 03/03 exibimos o filme nacional “Desmundo”, de Alain Fresnot, uma sessão direcionada aos alunos dos segundos anos do ensino médio das escolas estaduais Palma Muniz e Maria Benta, objetivando a melhor compreensão do período colonial brasileiro, matéria que é ministrada para essa  série. No dia seguinte fomos chamado no gabinete do vereador João Lúcio que estava acompanhado do vereador Junior Stédile, para tomar conhecimento de seu  descontentamento com o tipo de  filme que estávamos exibindo, e nos foi proposto censurar alguns filmes. Ficamos indignados com a interferência em nossa programação, que nunca antes havia acontecido, e recusamos o papel de  censores, mais adequado ao tempo da ditadura, nos colocando na condição apenas de exibidores. Após esta conversa, recebemos, como recado, a comunicação pela secretaria geral da Câmara de que não seria mais possível a continuidade nossas sessões.
Estamos em busca de outro espaço para dar continuidade a nossas atividades
O QUE NÓS TEMOS QUE SUPORTAR EM PLENO SÉCULO XXI

O VEREADOR DA IDADE MÉDIA  - JÕAO LÚCIO - , FECHA O ÚNICO CINEMA DA CIDADE DE REDENÇÃO-PA

O Cineclube Boca da Mata, participante do programa Cine Mais Cultura do Ministério da Cultura,  que funcionava todas as quintas-feiras no auditório da Câmara Municipal de Redenção, cujo público era na maioria os estudantes da rede pública, ou seja, a juventude de uma cidade que não oferece lazer nem cultura aos seus cidadãos, teve suas atividades suspensas pelo vereador que, alçado na condição de presidente, se sentiu dono da coisa pública, capaz de julgar, na sua gigantesca ignorância, o que deve ou não deve ser visto pela população. Antes da ordem de suspensão, tentou, arbitrariamente, censurar os filmes que seriam exibidos, tal como o índex do tempo da inquisição, ou a censura da ditadura militar. Em anexo vai  a nota de repúdio que a direção do Cineclube publicou. Repliquem este email, só assim se fica conhecendo a ação perniciosa dessas pessoas.

Helio Amorim
Presidente do Cineclube Boca da Mata

Nenhum comentário:

Postar um comentário