sábado, 10 de setembro de 2011

O cinema que vem das águas

O Cineclube Amazonas Douro, em parceria com a PARACINE – Federação Paraense de Cineclubes, e o CNC – Conselho Nacional de Cineclubes, marcam presença no neste domingo, dia 11 de setembro, no 1º ENCONTRO DAS ÁGUAS - Festival de Carimbó de Santa Bárbara do Pará (http://campanhacarimbo.blogspot.com/2011/09/as-aguas-do-carimbo-se-encontram-em.html).
O evento reunirá grupos, mestres, carimbozeiros e ativistas culturais de vários municípios paraenses, unidos sob a bandeira da Campanha Carimbó patrimônio Cultural Brasileiro. O evento é integrado ao Circuito ZIMBA PARÁ – Aliança de Festivais da Campanha do Carimbó, projeto que busca articular apoio e visibilidade para os festivais e eventos de carimbó no Estado.

O Cineclube vai projetar filmes de comunidades periféricas - na contracorrente das instituições e à revelia do silêncio dos fazedores de opinião e de cultura -, como por exemplo “São Sebastião de Cachoeira do Arari”, de Francisco Weyl, e “A Festa da Cobra”, do coletivo Resistência Marajoara, que atravessam o universo marajoara, os elementos mágicos, míticos e religiosos, as encenações híbridas, o sagrado e o profano, alguns signos e as suas possibilidades de traduções, as tradições e o tempo presente, enfim, diversos e complexos processos simbólicos de representação comunitária.
“Forjados nas práticas artísticas e sociais que envolvem as comunidades locais, enquanto pilares das atividades inovadoras que possibilitam a melhoria da qualidade de vida das pessoas, estes filmes são parte de uma nova concepção estética que vem sendo construída a partir dos tradicionais símbolos míticos e eróticos da cultura marajoara, nos quais as falas perdem lugar para as atitudes, os pensamentos saem de cena para a entrada dos gestos, os protocolos são superados pelos processos e os resultados idealizados são destruídos pelas dinâmicas sociais”, analisa o autodenominado carpinteiro de poesia, o realizador Francisco Weyl.
SERVIÇO – Cineclubismo no 1º ENCONTRO DAS ÁGUAS - Festival de Carimbó de Santa Bárbara do Pará. Dia 11 de setembro de 2011. 18Hs. Santa Bárbara do Pará. Realização: CINECLUBE AMAZONAS DOURO. Parceria: PARACINE – Federação Paraense de Cineclubes. CNC – Conselho Nacional de Cineclubes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário