sexta-feira, 5 de agosto de 2011

DIÁ-logus: cineclubistas vão fazer cartografia


 
Os cineclubistas Isabela do Lago e Miguel Haoni vão representar a PARACINE – Federação Paraense de Cineclubes, no NetworkedHacklab (www.hacklab.art.br), que acontece a partir de hoje até domingo, no Parque dos Igarapés, em Belém.
Os dois também vão coordenar os diálogos cineclubistas, que vai reunir dezenas de ativistas do campo audiovisual e cinematográfico paraense. Além de Belém, os diálogos vão percorrer outras localidades, como a Ilha de Cotijuba e Santarém.
O objetivo, segundo os seus realizadores, é preparar o setor para a II Jornada Paraense de Cineclubes, que será realizada em Parauapebas, dias 18 e 19 de novembro.

Diálogos - A exemplo de Belém, aonde a PARACINE se insere num laboratório que vai fomentar a criação de um grupo de pesquisa e experimentação, em Cotijuba, de 15 a 20 de agosto, a entidade vai oferecer – gratuitamente - duas oficinas (Fotografia digital e montagem) para estudantes de escola públicas, sob a responsabilidade, respectivamente, de Arthur Leandro e Francisco Weyl.
Além disso, a PARACINE também colabora com a curadoria de uma mostra de filmes com temáticas educativas – para fundamentar a temática dos diálogos (cinelcubismo e educação), que terá a coordenação dos cineclubistas Rodrigo Ethnos e Kid Quaresma – e que também marcará o primeiro aniversário do Cineclube Escola Bosque.

Software Livre – Dia 30 de agosto, a PARACINE vai até Santarém e se insere no âmbito do FASOL - Fórum Amazônico de Software Livre, razão pela qual a temática do diálogo será Cultura Digital.
Além da roda de conversa com ativistas audiovisuais da região do tapajós, a entidade vai promover uma oficina (Cineclubismo e mídias sociais), sob a coordenação de Jáder Gama e Francisco Weyl.
Na seqüência, também em Santarém, os coordenadores da PARACINE participam de uma mais uma rodada do Networked HackLab, que, segundo a diretora executiva Gisele Vasconcelos, propõe estruturar uma rede de pesquisadores, artistas, ativistas e organizações, ao redor de uma produção criativa, para que coletivamente possam apresentar suas perspectivas e reflexões sobre a relação Experimentar – Inventar – Reconfigurar.

Através do ato ou efeito de imergir, proponho um mergulho sobre as relações de poder e espaço geográfico na região, convidando artistas, mídia ativistas, pesquisadores, programadores, compondo painéis que reúnem múltiplasperspectivas atentas às questões que vão desde o imaginário midiático local/global, à mercantilização da natureza ligado ao movimento das potências financeira e informacional e também, às formas de apropriação e resistências em territórios afins”, esclarece.

SERVIÇO - NetworkedHacklab (5, 6 e 7 de agosto) + DIÁLOGO CINECLUBISTA (6 de agosto). Parque dos Igarapés, em Belém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário